Intel Core i3, i5, i7 e i9 passam a se chamar apenas Intel Core 3, 5, 7 e 9. Mudanças valem a partir da próxima geração de processadores da marca, ainda não anunciada.
A Intel anunciou, nesta quinta-feira (15) um rebranding na sua principal linha de processadores, Intel Core. Os antigos i3, i5, i7 e i9 agora se chamarão apenas Intel Core 3, Intel Core 5, Intel Core 7 e Intel Core 9, sem a letra “i”. A mudança vale a partir da próxima geração de chips da fabricante, ainda não anunciada, que se chamará Meteor Lake. A atual geração e todas as anteriores continuarão sendo vendidas com os nomes originais. Também foi anunciada a nova marca Intel Ultra, para os processadores mais potentes da próxima geração.
O objetivo das mudanças é facilitar a identificação dos componentes pelos consumidores. Além disso, segundo a Intel, a 14ª geração marcará um ponto de inflexão na linha de processadores da marca. Os chips serão fabricados no novo processo Intel 4, além de trazer um motor dedicado a inteligência artificial, o Intel AI Engine.
“Nossa base de clientes demonstra como a Intel prioriza inovação e liderança tecnológica com produtos como a linha Meteor Lake, focada em eficiência energética e IA em escala. Para um melhor alinhamento com nossas estratégias de produtos, estamos introduzindo uma estrutura de marca que ajudará os compradores de PCs a diferenciar o melhor de nossa tecnologia mais recente e nossas ofertas principais”, garante Caitlin Anderson, vice-presidente e gerente geral de vendas do grupo de computação para clientes da Intel.
A mudança de nome marca a maior atualização do tipo no portfólio da fabricante em 15 anos. A linha Intel Core recebeu os nomes i3, i5, i7 e i9 em novembro de 2008, e desde então já recebeu 13 gerações neste padrão. Como a linha Meteor Lake ainda não foi anunciada em detalhes, ainda não há informações sobre poder de processamento e ficha técnica dos processadores. Os principais rumores indicam duas janelas de lançamentos, separando desktops e notebooks, ambas no segundo semestre.
É inevitável associar os novos nomes à principal linha de processadores da rival AMD. Os chips Ryzen 3, Ryzen 5, Ryzen 7 e Ryzen 9 seguem o mesmo padrão numeral já desde 2017, quando a série da concorrente foi introduzida.
Via Techtudo